Rádio

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Persuasão


Jane Austen sem sombra de dúvidas é uma grande autora, e em seu último romance acabado, ela brindou o mundo com uma obra madura e sensata que  mostra com sutileza o quão esmagador era o preconceito no estrato social da  época.
A estória de Anne e Frederick é tão linda,  e os sentimentos deles é tão intenso que quando estamos lendo é possível sentir o mesmo que eles, a cada página Jane Austen nos brinda com um casal mais que perfeito. Os demais personagens compõem o romance e cada um tem sua importância, pois enlaçam de forma definitiva o destino, os encontros e desencontros de Anne e Frederick.
A família de Anne é tão fútil, que é fácil entendem porque ela se sente tão desajustada. Seu conforto é quando está na presença de Lady Russell, sua madrinha e amiga, que anos atrás ao ser pedida em casamento por Frederick a persuadiu de desistir de tal união por vários motivos. Ao se reencontrarem quase oito anos depois desse momento difícil, ambos tentam entender e conter o turbilhão de  sentimentos avassaladores que os inunda.
Os Musgrove são ótimos é podem ser considerados o cupido desse casal, pois Frederick ao se mudar para a nova casa de sua irmã, que por sinal é a antiga casa de Anne (alugada devido a dívidas de seu pai e sua irmã Elizabeth), ele se dá bem com a família e constantemente é convidado para frequentar a casa, os jantares e passeios. Assim sendo, a presença de Anne impede que Frederick cure seu ressentimento pela rejeição de outrora e ela crê fielmente que ele está se apaixonando por uma das moças Musgrove; até viajam a Lyme até a casa de Harville, grande amigo de Frederick e o destino se encarrega de por a prova os sentimentos de ambos, depois de um grave acidente com Louisa. Frederick vai para casa de seu irmão e Anne para Bath se juntar a sua família e voltar ao convívio de seu primo Willian (que considero peça chave para a re-união) desse adorável casal.
Meu livro preferido, sem dúvida, é uma obra prima da literatura e merece ser lida e relida.
Como música tema escolhi Ashes and Wine de A Fine Frenzy, acho que Alison Sudol quando escreveu esta música tinha pensado em Anne e Frederick,  resumindo, é perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre!!!